x
Contato por E-mail
Preencha os campos abaixo e nossa equipe entrará em contato.

*Retornaremos no período de até 48h.

x
Ligamos para você
Preencha os campos abaixo e nossa equipe entrará em contato.

*Retornaremos no período de até 48h.

Ecolares | Empreendimentos - Como o futuro deve ser

Notícias

O mundo por um ângulo sustentável. Acompanhe as principais notícias.

Japão promete reduzir em 26% emissões de poluentes até 2030

Japão: o novo plano prevê reduzir em 21,9% as emissões de gases do efeito estufa a partir de medidas de economia energética.

Tóquio - O governo do Japão anunciou que irá reduzir até 2030 em 26% as emissões de poluentes em comparação aos níveis de 2013, um compromisso que o país apresentará na Conferência Internacional sobre Mudança Climática marcada para dezembro, em Paris.

O ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yoichi Miyazawa, apresentou o plano em entrevista coletiva, classificando-o como "ambicioso", conforme a agência "Kyodo".

No entanto, a meta representa um corte de apenas 18% com relação ao ano base de 1990, fixado no Protocolo de Kyoto e do qual o Japão é país signatário. Por isso, a proposta foi considerada como insuficiente por ambientalistas japoneses.

O novo plano prevê reduzir em 21,9% as emissões de gases do efeito estufa a partir de medidas de economia energética e do crescimento da geração de energia através de meios renováveis.

Dentro do "coquetel energético", o Japão prevê que as fontes renováveis representem entre 22% e 24% de toda eletricidade consumida no país até 2030.

Já as usinas nucleares forneceriam entre 20 e 22% do total, apesar da oposição atual dos japoneses à reativação das centrais atômicas após o acidente de 2011 em Fukushima.

Os 4,1% restantes da redução proposta seriam obtidos através de uma maior absorção de dióxido de carbono por meio dos programas de reflorestamento e da redução no uso dos clorofluorcarbonetos (CFC), um dos principais gases do efeito estufa.

O Japão apresentará a proposta na Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC), que será realizada em Paris.

No encontro, a comunidade internacional buscará criar novas metas que substituam o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e base da atual luta contra o problema. 

 

Exame

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/japao-promete-reduzir-em-26-emissoes-de-poluentes-ate-2030

 

Veja outras notícias
Acompanhe a Ecolares: Facebook E-mail
Av. Comendador de Vicente Paulo Penido, 564 – Pq. Residencial Aquárius | CEP: 12.246-856 | São José dos Campos-SP | Tel.: +55(12) 3519.4100